home sobre contato Bruna

10/01/2013

Uma dica .


Tumblr_l1o4ptiy451qbose0o1_500_large


Todo mundo gosta de comprar material novo, isso não é novidade. É muito bom escolher as capas dos cadernos, ou do fichário, a mochila, estojos e tudo mais, é mágico não é? Mas melhor ainda é comprar todas essas coisas por um preço bacana, sem deixar de lado a qualidade e beleza concordam? 
Quando se pensa em economizar já pensamos naqueles cadernos com capas horríveis e folhas que mais parecem papel higiênico vai dizer que não parece? Mas é possível sim economizar nas compras de volta as aulas, levando pra casa e pra escola materiais bonitos e de qualidade! Confira as dicas:

Faça um lista do que precisa: 
    Antes de sair por ai comprando o que não precisa, e consequentemente gastar mais, faça uma listinha do que você vai precisar, com o numero certo de cadernos, ou bloco de folhas para fichário. Se vai precisar de uma agenda, um estojo ou mochila nova, anote também pra não acabar esquecendo de nada na hora.

Caderno ou fichário?
No inicio do ano os alunos sempre ficam com duvida para escolher seus materiais, principalmente se compram fichário ou caderno, é ou não é verdade? O fichário é indicado pra pessoas organizadas, que vão conseguir manter o mesmo arrumadinho. A vantagem é que quando as folhas acabam é só tirar as folhas usadas, guardar em uma pastinha e repor o fichário com folhas em branco. Mas como disse, tem que ter muita organização e cuidado, pois se o fichário estiver muito cheio e as folhas não forem manuseadas corretamente,  elas tendem a rasgar. Já o caderno é recomendado pra pessoas mais desorganizadas, pois as folhas estarão fixadas no caderno, impedindo que elas se percam.

Quantos cadernos comprar?
    Se você escolheu usar caderno e vai usar cadernos de uma matéria compre o numero de matérias que você tem (8 matérias, 8 cadernos) assim não vai sobrar nem faltar. 
    Já se vai usar de 10 matérias, coloque no máximo 3 matérias nele, ou mais se forem matérias que se escreve pouco. Disse pra colocar 3 matérias em um caderno de 10, pois se você for contar cada matéria desses cadernos tem em média 30 folhas, e convenhamos, em um ano escrevemos muito mais do que isso, então 30 folhas por matéria é muito pouco.

Pesquise preços!
Depois de fazer a listinha é hora de sair pra comprar os matérias certo? Muitas escolas (acredito que só as particulares) pedem pra comprar em um determinado local, ai não tem jeito. Mas pra quem pode comprar onde quiser meu caso o/ é importante pesquisar preços. Não tenha vergonha de entrar em uma loja e sair de mãos vazias, vá em várias lojas e anote os preços depois veja qual loja tem os preços mais baratos e volte lá pra comprar, você vai economizar muito. 

Obs: Muitas vezes a diferença de uma loja pra outra é de centavos, mas acredite, de centavo em centavo se formam reais, e as vezes  não são poucos! 

Tente não escolher as coisas mais caras
   É difícil, eu sei. Por mais bonito que o caderno/fichário seja temos que lembrar que é apenas um caderno/fichário e não há a necessidade de comprar o mais caro. Acho um absurdo pagar mais de R$15,00 reais num caderno de uma matéria só porque tem um personagem famoso na capa, quando se tem muitos cadernos da mesma qualidade, com capas MUITO mais bonitas que são metade do preço de um caderno considerado "superior". 
   Outra coisa são as canetas, tem muitas por ai que custam dez reais e tem a mesma qualidade de uma BIC, vale a pena comprar a de dez reais? Óbvio que não. 

Reaproveite
Sempre tem aquele caderno que sobrou muitas folhas, ou aquela caneta que ainda ta cheia, a mochila quase nova, o estojo em bom estado. Tudo isso da pra reaproveitar. No caso do caderno, arranque as folhas usadas e deixe-as em branco. Você pode também personalizar esses materiais velhos, para parecerem novos, encapando por exemplo, no caso dos cadernos.

Entenda
Não estou dizendo pra você comprar cadernos de 5 reais, porque sabemos que a maioria deles são muito ruins. Estou dizendo pra você tentar manerar, pegando um que seja pelo menos dois reais a menos, já é uma economia. Assim com o dinheiro que você economizou comprando cadernos mais baratinhos, da pra escolher um caderno mais caro. Pense no quanto seus pais trabalharem pra conseguir aquele dinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout por: Paola Gineti.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo