10/01/2013

De volta as aulas .


Sei que é chato falar de escola ainda nas férias - e lembrar vocês que elas estão acabando - Mas estudar é sim necessário e requer muita força de vontade, atenção, paciência e disciplina. Por isso hoje trouxe umas dicas pra vocês garantirem suas notas já no comecinho do ano e passar de ano na moleza. Go?

Preste atenção nas aulas!

Ir à escola quando se tem tantas outras coisas pra fazer de fato não é nada animador, ainda mais pra aprender coisas que “provavelmente você não vai usar pra nada no futuro”. Mas é importante prestar atenção nas aulas - por mais chatas que sejam -, fazer os exercícios e tirar suas dúvidas para não chegar no dia do teste com aquela sensação de "vou tirar zero". Lembre-se que o que vai te dar um futuro são os estudos, e infelizmente, não o computador!

Pergunte!

Sabe quando o professor explica e você não entende absolutamente nada? Levante a mão numa boa e pergunte. Ninguém vai achar ridículo se você pedir pra ele explicar novamente, além de que o professor vai ver que você tem interesse em aprender, e professores adoram ver isso nos alunos!
Se você tiver muita vergonha, vale ficar na sala depois de tocar o sinal pra perguntar em particular, o que não vale é permanecer com duvida!
Não deu tempo de perguntar? Anote sua duvida e pergunte na aula seguinte! 

Reserve um tempo pros estudos!

Sabe aquele ditado de professor “matéria dada é matéria estudada”? Ponha ele em prática! Escolha um horário em que você esteja mais disposta e menos sonolenta e de uma lida na matéria estudada em aula, nem que seja meia horinha. Computador e TV ficam pra depois! Se quiser, você pode ir aumentando esse tempo aos poucos até acostumar (10 minutinhos a mais por dia até atingir mais ou menos 1 hora de estudo). Você vai ver como funciona!

De um cochilo depois da refeição!

Dar uma cochilada depois do almoço faz muito bem, esse cochilo vai te deixar mais disposta pra estudar e as chances de você ficar viajando durante o estudo vão diminuir, pois seu cérebro vai estar mais descansado. Mas lembre-se que é um cochilo de trinta minutinhos, nada de dormir a tarde inteira hein?! Se você não gosta ou não consegue dormir à tarde, procure outra atividade que te deixe relaxada: escute música, leia um livro, escreva...

Não deixe tudo pra ultima hora!

Tumblr_lm6msrrpqu1qdivl8o1_500_large

Não deixe pra estudar na véspera da prova, tente se antecipar uns dois ou três dias pra estudar com mais tranquilidade, assim, se você ainda estiver com alguma duvida vai dar tempo de perguntar para o colega ou para o seu professor. Além de que ansiedade e desespero não ajudam em nada né? O conteúdo se acumula, ai gera aquela confusão, você não lembra o que é o quê, mistura coisas diferentes, ai já viu né... Melhor estudar com antecedência!

Trate melhor seus professores “menos preferidos”

Já pensou passar 2013 inteiro de bem com todos os seus professores? É, eu disse todos.
Nem sempre é fácil, sempre tem aquele professor chato que não te deixa nem abrir a boca, que é super ignorante e te manda calar a boca quando você estava quieto. Mas bater boca não vai adiantar nada, só vai ficar ruim pra você: diretoria, quando não inventarem de chamar seus pais. Ou pior ainda, um professor pegando no seu pé até o fim do ano, já pensou?
Você pode não concordar com ele em algo, mas se for pra contrariar, que seja com educação e respeito. Tente tratar ele como você trata aquele professor que você adora, você pode se surpreender com o resultado!

Invente métodos para estudar antes das provas


  • Comece dando uma lida no conteúdo, separe os tópicos mais importantes e com suas palavras, escreva uma explicação para cada um deles. Assim o conteúdo vai ficar mais resumido, e como vai estar escrito com suas palavras, você vai entender e fixar melhor.

  • Também vale fazer musiquinhas com trechos da matéria que você quer decorar e sair cantando por ai. É garantido!

  • Decore a posição de cada tópico na folha do resumo, ai quando estiver fazendo a prova, tente lembrar onde ficava a resposta da pergunta na folha. Funciona se você tem uma boa memória fotográfica.

  • Estude em grupo. Combine um dia pra galera se reunir e estudar, assim um ajuda o outro na parte que entende, todo mundo sai ganhando!

  • Refaça os exercícios dados em aula: Copie as perguntas para uma folha em branco e responda sem olhar as respostas, depois de responder todas, corrija as questões e de uma atenção especial à aquelas que você errou. Vale tentar decorar as respostas das questões, sempre cai alguma na prova!

Procure um lugar calmo pra estudar

Tumblr_lnrzeinbdc1qj5x1oo1_500_large

Quando for estudar, procure lugares longe do barulho, da movimentação e principalmente longe de possíveis distrações. Tente procurar lugares diferentes pra estudar, embaixo de uma arvore por exemplo, imagina que delicia estudar com os sons da natureza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout por: Paola Gineti.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo